quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Tacadinha do Tetaze-02/01/2019 -"Causos do Machadão" 1 - Treinador Argel





“Jorge Machado, o Machadão”

Machado no casamento de sua filha Pâmela em 2018

Antes de iniciar essa interminável série de “Causos do Machadão”, os quais publicarei aqui no Blog, sem ordem cronológica e sem definição de periodicidade também, cabe aqui um breve relato sobre o 'Empresário' Jorge Machado, se bem que não creio que hoje em dia exista no mundo do futebol (e até fora do círculo da bola também) quem não conheça o “Machadão”, ou o Machado, ou o Jorge Machado, e isso contando do Japão ao Chile, pelos dois lados do circulo terrestre.

Enfim, o Machado como vou passar a chamá-lo nesses ‘causos’, é um personagem em todos os significados que a palavra pode significar, podendo surgir daí dezenas de adjetivos e qualidades desse ‘Mago da Bola’ como também já foi chamado.

Sim, ‘Mago da Bola’, pois após ter que encerrar sua carreira de jogador profissional de futebol com 29 anos por causa de contusões, por um momento viu seu mundo desabar, mas em seguida fez o que o ditado popular diz: de um limão fez uma limonada!

E bota limonada boa nisso, pois hoje, após mais de 25 anos de carreira de Empresário de Futebol, é um dos mais exitosos no mundo e com trânsito livre em todos os países onde o futebol é o maior esporte, incluindo a Europa, América do Sul e Ásia, fazendo deste amante do futebol um dos maiores reveladores de talento do esporte que tanto ama. A sua paixão pelo futebol só não é maior que a paixão pelos carros, e isso veremos ao longo dos blogs que irei publicando.

Assim, com esse breve histórico da carreira do Machado e com mais de 30 anos de amizade com esse personagem, começo contando um dos seus ‘causos’, pois da vida dele há muitos ainda que terão que ser contados e ser escritos.

Machado e Felipão na assinatura do Contrato de Agente do Penta Campeão Mundial


·         Dois por Um

Além de uma infinidade de jogadores que já passaram pelas mãos de Machado, e cito somente alguns, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rafael Sobis, Pato, Fernandão, Mário Fernandes, hoje naturalizado Russo, Arthur, ex-Grêmio de Porto Alegre e hoje no Barcelona, enfim, não caberiam todos os nomes neste Blog, Machado sempre se dedicou também a alavancar carreiras de ex-jogadores que querem ser treinadores de futebol, e da mesma forma hoje agencia a carreira de vários treinadores no Brasil e no exterior.

Um dos ‘causos’ do Machado é contado por ele mesmo e ouvi em seu aniversário em 2018 em sua casa de praia no litoral gaúcho, sobre o seu grande amigo e ex-zagueiro Argel Fucks que também estava presente.


Machado, Tetaze, Argel, Leandro Machado e Carlos Eduardo 
na casa de praia em Fevereiro/18.

Argel iniciou sua carreira futebolística profissional em 1992 no Internacional de Porto Alegre, encerrando sua carreira profissional em 2007 na China.


Em 2008 Argel procura o Machado e disse que gostaria de iniciar a sua carreira de treinador de futebol, e coincidentemente, o 'Seu' Wilson de Barros, dono do Moji-Mirim e 'Padrinho' de Machado estava precisando de um novo treinador para o seu clube.

O saudoso seu Wilson, falecido prematuramente com 63 anos em 2008, era o que se podia chamar de amante e abnegado do futebol, pois construiu o estádio do Moji-Mirim por conta própria e era o típico dono de time mesmo, mas com um coração maior do que o próprio estádio, e Machado era como o seu filho mais velho.

Estádio do Mogi-Mirim, totalmente construído por Wilson de Barros

Wilson de Barros

“Seu Wilson”, como era chamado por todos, era puro, sincero e original, e não tinha papas na língua como se diz.

Machado imediatamente ligou ao seu Wilson dizendo que já tinha um treinador em vista, e então seu Wilson pergunta ao Machado qual é o nome do treinador.

- É o Argel seu Wilson!

- Aquele zagueiro ruim, pergunta seu Wilson?

- Sim responde Machado, sem contestar nada pois conhece muito bem o Padrinho, e imediatamente seu Wilson responde:

- Mas ele nem treinador é Machado!

E Machado tentando justificar a contratação, fala que Argel foi um excelente jogador de futebol e que quer iniciar a sua carreira de treinador, e que tem muita experiência e personalidade e seria a peça fundamental para o Moji-Mirim, e então o seu Wilson responde:

- Então oferece dois mil reais por mês pra ele Machado.

Machado desliga o telefone e fala para o Argel a oferta do Mogi-Mirim e Argel reclama:

- Mas é muito pouco Machado, só dois mil reais!

Então Machado contra argumenta com Argel dizendo que ele não precisa de dinheiro, pois está muito bem de vida e isso seria um investimento na sua carreira de treinador, e Argel então contesta:

- “Tá” bom Machado, mas diga que eu preciso levar um auxiliar  técnico.

Machado então liga novamente para o seu Wilson e faz a contraproposta do Argel, e seu Wilson responde:

- Mas ele nem é técnico Machado, e ainda quer trazer um auxiliar!

Machado uma vez mais convence o seu Wilson de que todo o técnico tem que ter um auxiliar, e então seu Wilson responde:

- “Tá” bom Machado, então oferece os dois mil, e dá mil pra cada um!

E assim iniciou a carreira de treinador do Argel, ex-zagueiro do Santos, Palmeiras e seleção brasileira, que há mais de dez anos dirige equipes do futebol brasileiro, sendo um dos grandes nomes da atualidade.

No Mogi-Mirim, sua primeira equipe como treinador, Argel garantiu o acesso do time à Série A1 do Campeonato Paulista de 2009.


Argel como treinador atualmente

Argel no Palmeiras

Argel treinador no Internacional de P. Alegre

Machado no ato da assinatura do Arthur com o Barcelona em 2018.

Até o próximo "Causo do Machadão"!

Nenhum comentário:

Booktrailer - Duas Pontes, Um Poema

Duas Pontes, Um Poema - "Booktrailer" https://biteable.com/watch/architectural-design-pitch-copy-2416708?fbclid=IwAR1nKbD3XL7U4...