quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Tacadinha do Tetaze-20/12/2018-Mundial Espanha 82 - O Limite da Estupidez II




BRASIL x ITÁLIA – BARCELONA 1982 – “O LIMITE DA ESTUPIDEZ” - II


O 'sonho' vivido na Espanha em 1982, lamentavelmente teve poucos registros, e ainda espero algum dia que ‘apareçam’ algumas fotos minhas e do Capitão Hidalgo, as quais tiradas com a sua câmera fotográfica, inexplicavelmente ‘o filme queimou’, e até hoje damos risadas com essa situação, pois haviam várias fotos com a ‘Rainha da Seleção’, e tenho que me ‘consolar’ somente com esta foto abaixo que consegui recuperar!


Humberto Saad, Luiza Brunet, Tetaze


A 'Dijon', a marca da época ofereceu uma 'baita' recepção no Hotel 'Los Lebreros', e foi um evento fantástico com a presença de toda a seleção brasileira, com a Luiza Brunet em todo o esplendor de sua beleza em seus vinte e um anos sendo apresentada durante a tarde na piscina para os jogadores da seleção, e à noite, voltariam para o jantar à beira da piscina, o que foi um sucesso total, com a presença de poucos jornalistas convidados, e dentre os ‘convivas’, este ‘escriba’ e Raimundo Fagner.



Fagner cantando, Ruy (radialista) ao lado e eu atrás na Piscina Hotel Los Lebreros

 em Sevilha-Junho 82 (Foto abaixo)


Como sempre digo, as ‘circunstâncias da vida’ me levaram a conviver várias situações com o futebol brasileiro, e a minha amizade também com o Gilberto Tim, o preparador físico da seleção muito antes dele começar a trabalhar lá, ajudaram muito essa participação que tive em três mundiais, e esse evento da Dijon com a Luiza Brunet no Hotel ‘Los Lebreros’, foi sem dúvida, um dos eventos mais fantásticos em que participei em um mundial de futebol!

Seria mais um dia normal no Hotel ‘Los Lebreros’, aonde eu chegava por volta das onze horas da manhã, e se o Fagner não estivesse por ali na piscina ainda, eu o chamava e começávamos a tomar nossos ‘balones de cerveza’, até as cinco horas da tarde, onde então saíamos para ver o treino da seleção a cerca de 20 km do hotel. À tarde na piscina sempre apareciam, o Carlos Alberto Pintinho, ex Fluminense, que na época jogava no Sevilha e lá permanece até hoje como cidadão espanhol, Paulo César Cajú, Gil, o ponta direita, dentre outros jogadores e ex- jogadores, e invariavelmente alguns da própria seleção, que sempre davam ‘um jeito’ de dar uma passadinha no ‘QG’ antes de irem aos treinos ou para a concentração.

Com Edinho, Cajú, Pintinho, Paulo Victor, Gil 

Fagner dando uma 'canja' na piscina do Hotel Los Lebreros

Mas naquele sábado, o Fagner já estava com seu violão na piscina, juntamente com o Ruy, um radialista baiano, que pagava um outro radialista mais jovem para ‘gravar entrevistas’ nos treinos e que ele editava no quarto do hotel à noite e mandava para a sua rádio na Bahia, e durante o dia passava conosco na piscina, pois era muito amigo do Fagner também! Cheguei e eles já me disseram que a Luiza Brunet e o Humberto Saad estariam à tarde na piscina e à noite dariam a ‘fiesta’ para a seleção brasileira, mas que o Telê havia liberado os jogadores para irem a tarde conhecer a Luiza e o Saad!

Luiz Brunet e Humberto Saad, 1982


E aí foi quando uma vez mais o ‘destino’ e as ‘circunstâncias da vida’ determinaram mais uma excelente passagem na minha vida, pois o Fagner seria o ‘apresentador’ dos jogadores para a Luiza (que só conhecia o Zico e o Falcão, segundo ela me disse depois), e aí ele me olhou e disse, mais ou menos assim, com aquele sotaque Cearense: “Gaúcho Mala (foi a primeira vez que ouvi essa expressão... ahahahah), tu vai fazer essa de cicerone e apresentar os jogadores a Luiza, eu não vou apresentar p... nenhuma”!!

Bem, o resto é ‘estória’, pois além de estar convivendo todo aquele ambiente, ainda seria o ‘anfitrião’ da seleção brasileira no evento mais cobiçado daquele mundial, e assim os poucos jornalistas que foram convidados, inclusive o meu grande amigo ‘Capitão Hidalgo’, ficou estarrecido quando me viu ao lado da Luiza Brunet, na entrada da piscina à noite, ‘recepcionando’ um por um dos convidados e citando os nomes à Luiza! Isso deu um programa de TV em Curitiba na volta daquele mundial, e até hoje o Capitão me cobra as fotos dele com a Luiza Brunet, que tirei com sua câmera e até hoje não entendo como ‘queimou o filme’ e perdi aquelas fotos, inclusive várias minhas!!

Na recepção à Seleção no Hotel Los Lebreros, Sevilha 1982


Assim, daquele mundial na Espanha, muito ainda terei para contar, e quando encontrar mais fotos daquela época volto a narrar os fatos, pois muita coisa convivi, desde a mudança de posição do ‘Dirceuzinho’, ponta-esquerda, que começou jogando na ponta-direita e que ninguém entendeu, da lesão do Careca que foi substituído pelo Roberto Dinamite, e eu estava dentro do campo naquele treino, do Show do Fagner na ‘Plaza España’ em Sevilha com a presença dos jogadores, da fatídica tarde no Sarriá em Barcelona, quando após a derrota para a Itália, Eu e o Fagner que estávamos numa arquibancada no meio do estádio com os filhos do Zico, a Sandra sua esposa, a Dona Matilde, Mãe do Zico, e a esposa do Edinho, fomos levá-los até os vestiários da seleção, pois dali partiriam com eles para o Hotel, enfim, várias situações que permanecem vivas na minha memória, e que aos poucos poderei narrar para ‘meus leitores’.



Luiz em Capa da Revista Manchete, 1982

Saudosos Telê Santa e Gilberto Tim

Com Zico em treino antes do Mundial em Sevilha

Com Éder, o Ponta esquerda

Treino da Seleção em Sevilha


Cartão postal de Fagner que recebi no Natal de 1982, com a Capa do LP de lançamento dele


Cartaz do Mundial España 1982... um sonho 'bem vivido'!!






Nenhum comentário:

Booktrailer - Duas Pontes, Um Poema

Duas Pontes, Um Poema - "Booktrailer" https://biteable.com/watch/architectural-design-pitch-copy-2416708?fbclid=IwAR1nKbD3XL7U4...